Um viva à EMEI Eny Marisa Maia!
Por meio da Secretaria Municipal da Educação, a Prefeitura de São Paulo inaugurou ontem, na Capela do Socorro, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Eny Marisa Maia — uma homenagem à fundadora das editoras Biruta e Gaivota.
Formada em Magistério e Pedagogia e com mestrado e doutorado em Educação, Eny dedicou sua vida à escola pública, atuando como docente, pesquisadora, consultora, gestora pública e editora de livros educacionais.
Eny escreveu artigos para diversas revistas de educação e participou da elaboração de materiais para as secretarias de vários estados do Brasil, além de publicar livros por diferentes editoras.
Em 2002, foi secretária municipal de Educação de São Paulo, destacando-se pela implementação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e pela integração das creches do município — antes sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social — ao sistema educacional (SMESP).
Quando deixou a Secretaria Municipal de Educação, em 2003, passou a dedicar-se plenamente àquela que despontava como sua maior paixão: os livros voltados para temas educacionais e, principalmente, à literatura infantojuvenil.
À frente da Biruta, empenhou-se em selecionar textos de qualidade e que respeitassem a inteligência do leitor, apresentando-os em projetos gráficos ousados e com ilustrações estimulantes. Em 2011, criou a Editora Gaivota.
Aliando seu vasto conhecimento do universo infantojuvenil a uma sensibilidade aguçada e um refinado senso de humor, publicou nomes consagrados, mas, acima de tudo, abriu espaço para novos autores e ilustradores, com obras que conquistaram leitores e receberam inúmeros prêmios.
Durante toda a vida, lutou pelo que acreditava, sempre de maneira bem-humorada, generosa e acolhedora. Morreu em 2022, deixando um enorme legado para as áreas de Educação e Editorial.
Um viva à Professora Eny!
Para ver a biografia de Eny, clique AQUI
Abaixo, algumas fotos da escola e da cerimônia de inauguração: